quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RELAÇÕES ECONÓMICAS E POLÍTICAS ENTRE PORTUGAL E MARROCOS

Relações económicas e políticas entre Portugal e Marrocos

As relações entre Portugal e Marrocos são, no plano político, excelentes. Sobretudo, os dois países partilham as mesmas sensibilidades, porque, do ponto de vista geográfico, Portugal e Marrocos estão próximos do Mediterrâneo e são ambos países atlantistas. Não podemos esquecer um outro pormenor: a capital mais próxima de Rabat é Lisboa; por outro lado, os dois países partilham uma história comum. Por seu turno, as relações entre chefes de Estado e de Governo são excelentes.

Foi com Portugal que o Primeiro-Ministro [Abderrahmane el-Youssoufi] iniciou relações de parceria, antigas e actuais. Marrocos, por outro lado, admira bastante Portugal, nomeadamente pela forma como encetou a sua transição democrática e subsequente europeização e mediterranização.


Ao nível da cooperação financeira, foram assinados vários acordos de cooperação bilateral interessantes, mas existem também outras possibilidades a explorar. Portugal é um forte parceiro nas relações de Marrocos com a União Europeia. O sucesso da adesão Portuguesa e a sua localização geográfica fazem com que Marrocos considere que, por via de Portugal, a sua posição na Europa se possa reforçar.


Quanto ao plano económico, é verdade que os níveis de investimento de Portugal em Marrocos aumentaram nos últimos anos e que os investidores portugueses estão interessados no país em áreas tão variadas como os cimentos, o ambiente e outros. Existem muitas possibilidades de aprofundamento destas capacidades investidoras também nos sectores agro-alimentar, pescas, agricultura, indústria, ou no turismo.
Há também uma grande aposta na indústria principalmente no sector dos componentes electrónicos e no sector automóvel, com grandes investimentos em Tânger (TFZ - Tanger Free Zone).

Sem comentários:

Enviar um comentário



(TRADING & CONSULTING)